Quem procurar por um tablet com capa e caneta vai se deparar com o Lenovo Tab M11, nova aposta da fabricante chinesa para o mercado brasileiro. Mas será que vale a pena? Confira os pontos positivos e negativos do produto neste artigo!
🟡 Compre no Mercado Livre: clique aqui!
⚪️ Compre na Amazon: clique aqui!
🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!
🟠 Compre no Casas Bahia: clique aqui!
🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!
Em vídeo:
Design
Mesmo custando abaixo de R$ 2.000, a construção do Lenovo Tab M11 é robusta e o modelo possui metal na traseira e nas laterais. Na frente, há pequenas bordas, enquanto na traseira, vemos a câmera em um módulo quadrado e protuberante. O dispositivo é leve e discreto, o que é uma ótima para usar o dia a dia.

Tela
O Tab M11 conta com uma tela ISP LCD de 11 polegadas com resolução de 1200 x 1920 pixels e taxa de atualização de 90 Hz. Apesar de não ter configurações de ponta, o display ainda é muito bom, com nível de brilho dentro do aceitável, ótimos ângulos de visão e alta fluidez nas animações. A qualidade é condizente com a faixa de preço.
Áudio
A mesma coisa é a qualidade sonora. São quatro alto-falantes, dois na parte de cima e dois na parte debaixo, que entregam sons limpos e detalhados.
Desempenho
O tablet é movido pelo chip Helio G88 da MediaTek e a memória RAM é de 128 GB. O conjunto oferece um desempenho modesto, mas suficiente para tarefas mais simples. Dá para usar programas de estudos, como Anki e Passei Direto, programas de escritório como Word e Google Docs, editores de fotos como Photoshop Express, apps de streaming como Prime Video e Netflix e mais. Por ter pouca RAM, dá pra notar pequenos engasgos ao entrar e sair de aplicativos pesados ou ao manter muitos deles abertos ao mesmo tempo, mas no geral, dá para usar o modelo sem problemas para tarefas e jogos mais simples. Por isso, indicamos o modelo para estudantes ou para quem deseja assistir vídeos, consumir conteúdos e jogar games leves.
Então, apesar de fazer muito bem tarefas mais simples, em atividades pesadas, como na edição de vídeos, o dispositivo é consideravelmente mais lento.
Sistema
O sistema é o Android 13, com várias personalizações da Lenovo. Existem os recursos de tela dividida, apps em janela flutuante, modo desktop, que deixa a navegação próxima a de um computador e ainda existem atalhos rápidos para a caneta. Apesar de não ser o software mais completo, ainda possui ótimas funções. O porém é que não há previsões para atualizações. A Lenovo também não confirma se trará a versão com conexão 4G para o Brasil.
Acessórios
O grande destaque do M11 são os diferentes acessórios enviados. Na caixa, já temos uma caneta touch, que possui um bom tamanho e ponta fina e uma case, em que é possível guardar a caneta, acoplar o tablet e colocá-lo em pé na mesa. O capa é feita em material emborrachado e possui integração com o aparelho e sempre que a capa é fechada, a tela é bloqueada.
Apesar de já vir com uma caneta, ela tem uma precisão menor que modelos concorrentes. O acessório até identifica diferentes níveis de pressão, mas o toque na tela é pouco suave e com um certo atraso durante a escrita e o desenho. Então, indicamos apenas para anotações rápidas e desenhos simples.
Além disso, a caneta funciona com uma pilha, então, você terá que efetuar a troca com frequência. Felizmente, nas configurações, é possível ver o nível de energia da caneta.

Bateria
O tanque do aparelho é de 7.040 mAh. Em uso intenso, navegando na internet, usando apps de estudo e assistindo vídeos, o tempo médio foi de 7 horas. Com pouco uso, a autonomia passa de um dia e meio. As marcas estão dentro da média.
O carregamento é lento e o acessório de 20W enviado na caixa precisa de 3 horas para abastecer o dispositivo.
Câmeras
As câmera traseira e frontal são de 13 e 8 megapixels respectivamente. A qualidade é boa, suficiente para videochamadas e fotos ocasionais.
Sensores
De sensores, temos Wi-Fi dual band, Bluetooth 5., entrada P2 para fones de ouvido, USB tipo-c e 128gb de armazenamento com expansão para até 1024 GB.
Conclusão
Mas no fim, será que vale a pena? O Tab M11 é uma boa aposta da Lenovo, pois no Brasil há poucas opções de tablet com caneta. No entanto, a experiência ainda é limitada, por causa da sua caneta pouco precisa, capa simples e o desempenho básico. Por isso, indicamos o M11 apenas se o dispositivo estiver custando menos que o Galaxy Tab S6 Lite, que ganha em desempenho e qualidade dos acessórios.
🟡 Compre no Mercado Livre: clique aqui!
⚪️ Compre na Amazon: clique aqui!
🟣 Compre no Carrefour: clique aqui!
🟠 Compre no Casas Bahia: clique aqui!
🔵 Compre no Magazine Luíza: clique aqui!
Especificações Lenovo Tab M11
- Tela de 10,95 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz
- Plataforma MediaTek Helio G88
- GPU ARM Mali-G52 MC2
- 4 GB de RAM
- 128 GB de armazenamento
- Câmera frontal de 8 MP
- Câmera traseira de 8MP
- Porta USB-C, Bluetooth
- Bateria de 7.040 mAh com carregamento de 20W
- Android 13
- Peso: 465 gramas